Gestores municipais podem acessar nova pauta de distribuição de vacinação contra Covid-19

24 de Setembro de 2021 Covid-19

Com a indicação de dose de reforço, o 50º Informes Técnicos Ministério da Saúde (MS) com a nova pauta de distribuição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (MS) está disponível para acesso. Os gestores podem acessar a aba cronograma e plano nacional, do Observatório CNM Covid-19, e baixar o documento.

De acordo com a 52º pauta, publicado dia 20 de setembro, será distribuído um total de 9.761.220 milhões de doses de vacina, sendo:
- 2.691.190 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz;
- 7.053.870 milhões de doses da Pfizer/Biontech; e
- 16.160 doses únicas da Janssen/Johnson & Johnson.

A área de Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda atenção aos anexos, que orientam o público a ser vacinado. Vale ressaltar que parte das vacinas da Pfizer/Biontech são destinadas à vacinação de reforço da população maior de 70 anos e imunossuprimidos. As doses da Janssen/Johnson & Johnson devem ser destinadas para o reforço da população indígena maior de 70 anos e imunossuprimida.

Orientação
Indicada para os idosos acima de 70 anos, a dose de reforço deve ser aplicada a partir de seis meses, após a última dose do esquema vacinal (D2 ou dose única) e para as pessoas com alto grau de imunossupressão, que deverá aplicada 28 dias após a última dose do esquema básico.

O MS publicou orientações sobre a dose de reforço, por meio da Nota Técnica 27/2021. Devem ser utilizadas para a dose de reforço, as vacinas da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou Astrazeneca). Os grupos prioritários são:
* Imunodeficiência primária grave;
* Quimioterapia para câncer;
* Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
* Pessoas vivendo com HIV/Aids;
* Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
* Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1);
* Pacientes em hemodiálise; e
* Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas — reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.

Leia também: Ministério da Saúde detalha cronograma de vacinação da dose de reforço de idosos e imunossuprimidos

Da Agência CNM de Notícias

navigate_before
navigate_next